Objetivos

OBJETIVOS:

* Criar um espaço de diálogo interdepartamental e interinstitucional sobre formação docente e instituições criativas;
* Compartilhar reflexões e pesquisas sobre didática, currículo e inovação docente;
* Impulsionar projetos que integre investigação, formação, inovação (IFI) entre as universidades e instituições participantes.

 JUSTIFICATIVA:

O presente evento visa, a partir de ciclos de encontros em três diferentes cidades brasileiras, socializar pesquisas e reflexões em torno da formação docente e da inovação no contexto escolar. Abordando temáticas como: o campo teórico-investigativo e profissional da didática e a formação de professores; escolas criativas; inovação no trabalho docente; transdisciplinaridade; dentre outros. A fim de promover a difusão do conhecimento e fortalecer as parcerias interinstitucionais o evento ocorrerá em três cidades brasileiras. 

Dentro da linha de relação entre Investigação-Formação- Inovação que vem desenvolvendo o grupo de Assessoramento Didático-GIAD desde 2001 (Modelo IFI) em colaboração com várias universidades propomos V Fórum Internacional em Salvador/ Palmas centrado na Inovação docente e escolas criativas. O encontro de 2009 abordou a transdisciplinaridade e ecoformação, já o fórum de 2010 deu ênfase interculturalidade, dando prosseguimento; o fórum de 2011 focalizou na adversidade criadora e 2012 na adversidade e escolas criativas. Consideramos que na inovação docente e escolas criativas são nexos necessários para responder as complexidades da educação no cenário atual. Ampliamos nesta edição articulando formação e prática através da discussão de formação docente-inovação docente e instituições criativas.

Dando seguimento aos fóruns anteriores, queremos compartilhar maneiras de perceber e abordar os diferentes níveis da realidade, tendo como eixos inovação docente e escolar criativas. Inovação no ensino é um processo de gestão de mudanças específicas (em ideias, materiais e práticas docentes), até sua consolidação com visas ao crescimento pessoal, institucional e social. Falamos de um processo intencional de mudança e internalização de elementos do currículo para melhorar a qualidade do ensino.

Entendemos por instituições criativas aquelas instituições educativas que vão além de onde partem (transcendem), que dão mais do que têm e ultrapassam o que delas se espera (recreiam), que reconhecem o melhor de seus alunos e professores (valorizam), que crescem por dentro e por fora buscando em todo a qualidade e a melhora(transformam). Em outras palavras, aquelas instituições que desenvolvem os potenciais criativos dos educandos, valores humanos, sociais, de convivência, liberdade e criatividade, concorrências para a vida, a iniciativa e capacidade empreendedora, dando importância ao desenvolvimento humano e meio ambiental sustentável e tentando sempre conjugar conhecimento com reconhecimento. Compartilham uma mirada transdisciplinar e ecoformadora de educação( S.Torres, 2012).

Com esta compreensão de escolas e inovação docente realizaremos o V Fórum internacional com o viso na socialização de reflexões e pesquisas sobre a formação docente, inovação e criatividade e instituições criativas.

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